PROJETO JORNAL EM SALA DE AULA
A nossa escola iniciou no mês de abril o projeto Jornal em sala de aula. Vamos conhecer um pouco do projeto?
O que é o Projeto Jornal na Sala de Aula?
Por via deste instrumento o jornal DIÁRIO DO NORDESTE através do Projeto Jornal na Sala de Aula, tem se mostrado desde o início de 1997, sensível às questões relacionadas à educação, criando uma nova forma de pensar e agir através da leitura e manuseio do jornal na escola, desde as classes menores até os cursos superiores, naturalmente orientados por profissionais multidisciplinares, com resultados surpreendentemente positivos. A idéia é transformar o jornal num instrumento pedagógico e levá- lo para dentro da sala de aula.
Objetivos
* Fornecer a escola um recurso pedagógico dinâmico, permanentemente atualizado e viável na sala de aula.
* Promover a leitura crítica do aluno e maior proximidade com o veículo jornal.
* Promover a utilização do jornal como veículo de formação de cidadania.
* Promover maior proximidade do aluno e do professor com o veículo jornal e proporcionar um conhecimento mais amplo da região.
* Incorporar novos conhecimentos via leitura de matérias jornalísticas.
* Motivar o aluno a participar de pesquisas na comunidade a partir de temas estudados na sala de aula gerados através do jornal.
* Facilitar o manuseio da informação, desenvolvendo o senso crítico e criativo do aluno em diferentes meios de comunicação: TV, rádio, revista, jornal e outros.
* Incentivar melhor domínio e manejo da linguagem oral e escrita.
* Proporcionar a interdisciplinaridade e a sociabilização.
* Incentivar a prática da reflexão, comparação, análise, síntese e conclusão das informações e conhecimento adquiridos.
* Promover a leitura entre os membros das famílias dos alunos, bem como entre os funcionários da escola.
* Viabilizar a atuação do jornal como recurso de apoio didático para todas as disciplinas curriculares.
* Democratizar as informações e gerar ações sociais mais freqüentes nas escolas.
* Conhecer o processo de produção de jornal regional.
* Questionar a realidade social, favorecendo a formação de opinião melhor embasada, levando a mudanças de posicionamento e atitudes.
Dinâmicas
FINALIDADE DAS DINÂMICAS- · Possibilitar ao professor oportunidades para subsidiar trabalhos mais criativos, menos cansativos, com conteúdos simples e acessíveis.
- · Utilizar o jornal como material didático na resolução de atividades.
- · Incentivar professores e alunos a leram jornais "Diário do Nordeste" com mais atenção e intenção naquilo que buscam (objetivos definidos).
- · Valorizar um material de alto acesso, simples e com riquezas interdisciplinares.
- · Mostrar o poder da comunicação escrita, onde podemos: comparar, criar, ampliar, transformar, resumir, interpretar.
- · Desenvolver o lúdico, onde é possível trabalhar com o novo, usando a metodologia do prazer.
- · Utilizar textos pequenos e agradáveis para despertar o gosto pela leitura e pela escrita.
- · Incentivar professores e alunos a buscarem novas dinâmicas de acordo com as atividades propostas.
- · Estimular professores na adaptação das atividades (se ele é do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio) a escolha é dele.
- · Ler o jornal e verificar se nos textos existem palavras que o povo usa, se há presença de gírias, se existem palavras que são rebuscadas nos livros didáticos, técnicos, científicos e que sejam usadas em ocasiões formais.
- · Identificar se o texto usa uma linguagem popular ou a linguagem culta.
Objetivos:
- Acompanhar a evolução da doença em nosso Estado nos últimos anos;
- Formar uma opinião crítica a respeito do que vem sendo feito com relação ao controle da dengue;
- Desenvolver o raciocínio lógico – matemático.
Desenvolvimento:
- Leitura de notícias de jornal sobre a dengue no Ceará, explorando gráficos e tabelas;
- Debate a partir das reportagens trabalhadas;
- Emissão de opinião sobre a falta de controle efetivo da doença;
- Pesquisa sobre a transmissão da dengue e sobre como podemos evitá–la;
- Proposta de medidas de combate que poderiam ser adotadas pelo governador.
OS (DEZ) CAMINHOS DAS DROGAS
Objetivos:
- Pensar sobre as implicações da presença das drogas em nosso contexto social;
- Considerar todas as dimensões do tema no tecido das relações sociais dos alunos;
- Utilizar o material jornalístico para representar as questões abordadas a partir do tema.
- Leitura e interpretação de matérias jornalísticas sobre as drogas;
- Estabelecimento de uma relação entre as drogas e o cotidiano, percebendo de uma forma mais concreta os prejuízos sociais que as drogas geram;
- Exposição em painéis das situações e problemas sociais gerados pela presença das drogas na sociedade.
RECICLAGEM
Objetivos:
- Sensibilizar o aluno quanto à preservação do meio ambiente;
- Criar uma consciência crítica sobre a reutilização do lixo;
- Despertar no aluno o espírito de cooperação;
- Proporcionar troca de experiências entre os colegas
- Oportunizar ao aluno a descoberta de suas aptidões possibilitando que o mesmo expresse suas idéias e sentimentos.
Desenvolvimento:
- Pesquisa no jornal Diário do Nordeste, levantando os pontos positivos e negativos do meio ambiente;
- Trabalho em grupo sobre os pontos negativos encontrados;
- Coleta de materiais jogados no ambiente, criando peças artesanais para enfeites de suas casas e para a escola (jarras pet com flores de meia, porta lápis de latinha de refrigerante, etc.).
JORNALISTA POR UM DIA
Objetivos:
- Valorizar o jornal como fonte de conhecimento;
- Desenvolver a linguagem oral e escrita;
- Posicionar–se criticamente sobre fatos atuais da realidade.
Desenvolvimento:
- Apresentação do jornal, suas matérias e as ricas informações contidas nelas;
- Conversa formal e informal sobre as pessoas que escrevem as matérias (jornal) e a importância delas na nossa vida;
- Escolha de uma figura do jornal Diário do Nordeste, leitura de imagem (figura) para produção de texto (matéria) sobre a mesma (a criança escreve da maneira dela), tendo como tema “EU... JORNALISTA POR UM DIA”;
- Comparação da matéria contida no jornal com a que produziu (leitura feita pela professora da matéria do jornal);
- Escolha de um título para a matéria que produziu.
0 comentários:
Postar um comentário
Comente aqui com respeito e dedicação.