PREPARE-SE PARA O ANO LETIVO DE 2011
As aulas irão começar e você irá estrear todo aquele material novinho. Já pensou... aquele caderno de matérias com seu personagem favorito, a caneta novinha, a lapiseira, a mochila, o tênis... Muito bom não é! E vai ficar melhor, pois ainda tem os livros novos que você irá receber.
Os livros da nossa escola já foram escolhidos pelos professores e posso garantir que será uma companhia agradabilíssima pra você durante todo o ano de 2011, pois os mesmos são de primeiríssima qualidade, de editoras renomadas e são os mesmos adotados nas melhores escolas de nossa cidade, ou seja, você tem a oportunidade de ter uma excelente aprendizagem auxiliada por esse material. Agora não adianta ter o melhor livro e não estuda-lo, não fazer as atividades dele quando solicitado pelo professor, esquece-lo em casa, ou traze-lo em baixo do braço e não usar, você não vai aprender por osmose, eu garanto! Use e zele o livro. A conservação desse material possibilitará que no ano seguinte outro aluno possa utilizá-lo também. Seja o guardião do seu livro, afinal de contas no ano seguinte você quer um livro novinho não é!
Para te ajudar nessa importante tarefa de ser o guardião de seus livros vou listar aqui dez dicas que foram elaboradas por técnicos da Divisão de Conservação e Restauração da Biblioteca Nacional, que servem também para outros materiais impressos como revistas.
1. Guarde os livros sempre na vertical. Se não couberem na estante, é melhor ficarem na horizontal, sem empilhar mais de três e sempre deixando os maiores na base. Não guarde livros inclinados.
2. Arrume os livros segundo o tamanho, principalmente as brochuras (livros de capa mole), porque assim não ficarão dobrados uns sobre os outros. Dicionários, enciclopédias e volumes pesados devem ficar nas prateleiras mais baixas.
3. Não superlote a estante. O ideal é deixar cerca de três milímetros entre um livro e outro para evitar o atrito entre as capas e facilitar a retirada do livro. E, para evitar a umidade, mantenha os livros ligeiramente recuados para o interior da estante, sem encostá-los à parede.
4. Não puxe os livros pelo topo, mas pelo centro da lombada. Para conseguir pegá-los, basta empurrar para trás os que se encontram dos lados.
5. Não guarde mapas e pôsteres dobrados ou enrolados, mas sempre abertos. Se puder, coloque-os em pastas de polionda ou mesmo de cartão.
6. Evite capas de papel pardo ou similar, por ser ácido, e não use fita durex para consertar as capas. Se tiver de usar uma fita adesiva, prefira a filmoplast. E, em apostilas, não use grampos e clipes metálicos, por causa da ferrugem. Prefira os de plástico.
7. Evite a incidência de luz solar sobre os livros, bem como lâmpadas com radiação de ultravioleta (fluorescentes e incandescentes).
8. Se fizer alguma anotação nos livros, não use qualquer tipo de caneta, mas, sim, um lápis macio, de preferência o 6B.
9. Ao ler um livro ou revista, não dobre as páginas umas sobre as outras, nem dobre o canto da página para marcar o local onde parou. Use um marcador de livros.
10. Esteja sempre atento ao aparecimento de insetos, mofo ou umidade nos livros e revistas, bem como no interior da estante. Procure limpar os livros de dois em dois meses, no mínimo, com flanela macia.
0 comentários:
Postar um comentário
Comente aqui com respeito e dedicação.