PROJETO INTERVALO DE CIÊNCIA

AULAS PRÁTICAS DE CIÊNCIAS E FÍSICA  (PROFESSOR ADEIL)
Observação de objetos através de uma câmara escura de orifício, que é o ancestral da máquina fotográfica. Primeiro passos para construção de uma pinhole. Sabem o que é pinhole? Aguardem as próximas postagens...


Ao encher o balão com água e o aproximá-lo da vela acesa , a maior parte do calor é transferido para a água. Como a água quente é menos densa do que a água fria, à medida que a água no fundo do balão é aquecida, ela  sobe e é substituída por água fria. O balão é assim, constantemente, resfriado no ponto onde ele é aquecido, por isso ele não estoura. Agora tente colocar o balão cheio de ar perto da vela. O que acontece? Sem a água, a maior parte da chama iria aquecer o balão, já que o ar não é um bom condutor de calor e rapidinho.... BUM. Agora você poderia explicar por que a a chama da vela não queima o papel?




Ao soprar o balão para dentro da garrafa estamos forçando o ar dentro
dela sair pelo furinho, que se encontra no fundo da mesma. Quando você sopra, a pressão do ar no espaço entre a garrafa e o balão se torna menor que a pressão atmosférica, enquanto dentro do balão a pressão do ar é a pressão atmosférica. Essa diferença de pressão faz com que o balão se mantenha cheio quando você tampa o furinho e afasta a sua boca da garrafa.


 
Experimento demonstrando a refração da luz ao passar do ar para a água. Esse desvio sofrido pelo raio de luz é devido a uma mudança de velocidade da luz, ao passar do ar para a água.


As alunas  Milena e Leiziane duelam com seus sabres de luz. Experimento demonstra que quando dois raios de luz se cruzam, cada um segue sua trajetória independente do outro.



 Se o faquir ao deitar numa cama de prego não se machuca, por que o balão iria
estourar? O faquir distribui todo o seu peso pelos vários pregos que irão sustentá-lo, o mesmo ocorre com o balão. Agora tente pressionar o balão em um prego só... Bum. Isso acontece devido a pressão = força/ área. O conceito de pressão refere-se à
distribuição de força sobre a superfície onde ela é aplicada. Se você duplicar a área de aplicação da força, a pressão se reduz pela metade.





OBSERVAÇÃO:  Atividades Planejadas e desenvolvidas sob a  Coordenação do Laboratório de Ciências  (professora Meirivâni e Monitores).

posted under |

19 comentários:

Anônimo disse...

Anna Beatriz 3ªb Muito legal estas fotos... Porque não fazem isso pra os alunos da noite?

Anônimo disse...

oooooooooooooh !!!

Anônimo disse...

Eu achei muito interessante o intervalo de ciências Ass:Junior 9°c

Anônimo disse...

gostei das expêriencias...
perpetua 3ano-b

INARA disse...

eu apredi muita coisa apredi coisas que eu não sabea agora eu sei foi muito bom ter apredido no intervalo de ciências
a cama de prego foi a que mais gostei é inacreditavel o que o meu professor faz
as coisas que nós apredimo foi demais,como se fosse uma aventura para nós,todos nós gostamos de ter o adeil e a meiri como prof,e amigos

ass: INARA do 9ANO C TARDE

Anônimo disse...

Wesley 9º C Tarde .
Bem interessante ! Aprendi coisas que eu não sabia !. Impressionante !.

Unknown disse...

eu adolo as aulas de ciencias do adeiu e da meire. aula mais legal foi do balau na garrafa....alexandra 9c...tarde.......

Unknown disse...

Eu gostei muito dessas alunas muito interessante e aula mais divertida foi a do laser adeil vc e demais e o professor que todos querem vc e show de bola suas aulas é (vc sabe o que faz...)valeuuuuuuuuuuu de:leandro

Sthefani Pereira disse...

Adoreii essas aula Adeil Muitoo enteressante SthefaniPereira 9b

Unknown disse...

foi legal de mais esse intervalo ciencias amei todas as experiencias mais a do balão cheio de boca aberta eu gotei mais. quero muito que tenha outro intervalo ciencia o mais rapido possivel que eu goto muito!!!
JOSÉ MATHEUS
9°C

Anônimo disse...

show
anaila 3ano b noite

Anônimo disse...

eu gostei muito das experiencias quero que tenha de novo que é muito interessante. gostei muito do balão cheio de boca aberta, muito show essa experiencia.
JOSÉ MATHEUS
9°C

Anônimo disse...

eu acho as aulas do adeio muito boas porque ele trais esperiencias legais e enteressantes que nos dão o prazer da aula e tb esperiencia que nos trazem medo como a do balão cheio d'agua na vela...
Rubens 9° ano C Tarde.

Anônimo disse...

eu gosto das aulas de ciencias porque gosto de fazer esperiencias que muitas das vezes as outras escolas por onde já passei naum tem professor que faça essas esperiencias com agente que ensine a gente de forma prazerosa que nos ensine verdadeiramente o que é a ciencia...
Bruno sousa 9° ano C tarde

sou amigo da eveline disse...

muito interresante as experiências rosa helena 3ºb

Anônimo disse...

ESSAS AULAS E EXPERIÊNCIAS FORAM BEM DIVERTIDAS,PRINCIPALMENTE QUANDO DISSECAMOS O OLHO DE UM BOI PRA PODERMOS ENTENDER A ÓPTICA DO OLHO HUMANO,E QUANDO APRENDEMOS A FAZER UMA CÂMERA ESCURA.
DE:RAQUEL VIANA N°21 9°B TARDE

Anônimo disse...

Eu gosto muito de experiencias
WISLANIA 8 C TARDE

thiago disse...

e coisas que agente nem imagina e muito legal cada coisa mais interresante que a outre thiago 8c

Anônimo disse...

todos os intervalo ciências eu acho maravilhoso porque cada dia a gente aprende com as aula do adeil e da meiri é muito inportante que a gente aprenda com eles dois cada dia eles querem da o seu melhor
ass:inara 9c

Postar um comentário

Comente aqui com respeito e dedicação.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

FAÇA SUA PESQUISA

OBMEP 2013

OBMEP 2013
PROVAS 4 DE JUNHO, VISITE A PÁGINA.

ENEM 2013

ENEM 2013
PARTICIPE! FAÇA SUA INSCRIÇÃO!