PROJETO JORNAL EM SALA DE AULA

A nossa escola iniciou no mês de abril o projeto Jornal em sala de aula. Vamos conhecer um pouco do projeto? 
O que é o Projeto Jornal na Sala de Aula?

Por via deste instrumento o jornal DIÁRIO DO NORDESTE através do Projeto Jornal na Sala de Aula, tem se mostrado desde o início de 1997, sensível às questões relacionadas à educação, criando uma nova forma de pensar e agir através da leitura e manuseio do jornal na escola, desde as classes menores até os cursos superiores, naturalmente orientados por profissionais multidisciplinares, com resultados surpreendentemente positivos. A idéia é transformar o jornal num instrumento pedagógico e levá- lo para dentro da sala de aula.

Objetivos
    * Fornecer a escola um recurso pedagógico dinâmico, permanentemente atualizado e viável na sala de aula.
   * Promover a leitura crítica do aluno e maior proximidade com o veículo jornal.
    * Promover a utilização do jornal como veículo de formação de cidadania.
    * Promover maior proximidade do aluno e do professor com o veículo jornal e proporcionar um conhecimento mais amplo da região.
    * Incorporar novos conhecimentos via leitura de matérias jornalísticas.
    * Motivar o aluno a participar de pesquisas na comunidade a partir de temas estudados na sala de aula gerados através do jornal.
    * Facilitar o manuseio da informação, desenvolvendo o senso crítico e criativo do aluno em diferentes meios de comunicação: TV, rádio, revista, jornal e outros.

    * Incentivar melhor domínio e manejo da linguagem oral e escrita.
    * Proporcionar a interdisciplinaridade e a sociabilização.
    * Incentivar a prática da reflexão, comparação, análise, síntese e conclusão das informações e conhecimento adquiridos.

    * Promover a leitura entre os membros das famílias dos alunos, bem como entre os funcionários da escola.
    * Viabilizar a atuação do jornal como recurso de apoio didático para todas as disciplinas curriculares.
    * Democratizar as informações e gerar ações sociais mais freqüentes nas escolas.
    * Conhecer o processo de produção de jornal regional.
    * Questionar a realidade social, favorecendo a formação de opinião melhor embasada, levando a mudanças de posicionamento e atitudes.
    * Desenvolver no aluno o gosto pela leitura a aprofundamento na interpretação e compreensão.

Dinâmicas

FINALIDADE DAS DINÂMICAS
  • ·         Possibilitar ao professor oportunidades para subsidiar trabalhos mais criativos, menos cansativos, com conteúdos simples e acessíveis.
  • ·         Utilizar o jornal como material didático na resolução de atividades.
  • ·         Incentivar professores e alunos a leram jornais "Diário do Nordeste" com mais atenção e intenção naquilo que buscam (objetivos definidos).
  • ·         Valorizar um material de alto acesso, simples e com riquezas interdisciplinares.
  • ·         Mostrar o poder da comunicação escrita, onde podemos: comparar, criar, ampliar, transformar, resumir, interpretar.
  • ·         Desenvolver o lúdico, onde é possível trabalhar com o novo, usando a metodologia do prazer.
  • ·         Resgatar a auto–estima do aluno. 
  • ·         Utilizar textos pequenos e agradáveis para despertar o gosto pela leitura e pela escrita.
  • ·         Incentivar professores e alunos a buscarem novas dinâmicas de acordo com as atividades propostas.
  • ·         Estimular professores na adaptação das atividades (se ele é do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio) a escolha é dele.
  • ·         Ler o jornal e verificar se nos textos existem palavras que o povo usa, se há presença de gírias, se existem palavras que são rebuscadas nos livros didáticos, técnicos, científicos e que sejam usadas em ocasiões formais. 
  • ·         Identificar se o texto usa uma linguagem popular ou a linguagem culta.
  • ·         Verificar a presença no texto de frases que tenham o sentido denotativo e conotativo.


ANALISANDO A DENGUE NO CEARÁ
Objetivos:
  • Acompanhar a evolução da doença em nosso Estado nos últimos anos;
  • Formar uma opinião crítica a respeito do que vem sendo feito com relação ao controle da dengue;
  • Desenvolver o raciocínio lógico – matemático.
Desenvolvimento:
  • Leitura de notícias de jornal sobre a dengue no Ceará, explorando gráficos e tabelas;
  • Debate a partir das reportagens trabalhadas;
  • Emissão de opinião sobre a falta de controle efetivo da doença;
  • Pesquisa sobre a transmissão da dengue e sobre como podemos evitá–la;
  • Proposta de medidas de combate que poderiam ser adotadas pelo governador.

OS (DEZ) CAMINHOS DAS DROGAS

Objetivos:
  • Pensar sobre as implicações da presença das drogas em nosso contexto social;
  • Considerar todas as dimensões do tema no tecido das relações sociais dos alunos;
  • Utilizar o material jornalístico para representar as questões abordadas a partir do tema.
Desenvolvimento:
  • Leitura e interpretação de matérias jornalísticas sobre as drogas;
  • Estabelecimento de uma relação entre as drogas e o cotidiano, percebendo de uma forma mais concreta os prejuízos sociais que as drogas geram;
  • Exposição em painéis das situações e problemas sociais gerados pela presença das drogas na sociedade.
  •  
    RECICLAGEM

    Objetivos:
    • Sensibilizar o aluno quanto à preservação do meio ambiente;
    • Criar uma consciência crítica sobre a reutilização do lixo;
    • Despertar no aluno o espírito de cooperação;
    • Proporcionar troca de experiências entre os colegas
    • Oportunizar ao aluno a descoberta de suas aptidões possibilitando que o mesmo expresse suas idéias e sentimentos.
    Desenvolvimento:
    • Pesquisa no jornal Diário do Nordeste, levantando os pontos positivos e negativos do meio ambiente;
    • Trabalho em grupo sobre os pontos negativos encontrados;
    • Coleta de materiais jogados no ambiente, criando peças artesanais para enfeites de suas casas e para a escola (jarras pet com flores de meia, porta lápis de latinha de refrigerante, etc.).


    JORNALISTA POR UM DIA

    Objetivos:
    • Valorizar o jornal como fonte de conhecimento;
    • Desenvolver a linguagem oral e escrita;
    • Posicionar–se criticamente sobre fatos atuais da realidade.
    Desenvolvimento:
    • Apresentação do jornal, suas matérias e as ricas informações contidas nelas;
    • Conversa formal e informal sobre as pessoas que escrevem as matérias (jornal) e a importância delas na nossa vida;
    • Escolha de uma figura do jornal Diário do Nordeste, leitura de imagem (figura) para produção de texto (matéria) sobre a mesma (a criança escreve da maneira dela), tendo como tema “EU... JORNALISTA POR UM DIA”;
    • Comparação da matéria contida no jornal com a que produziu (leitura feita pela professora da matéria do jornal);
    • Escolha de um título para a matéria que produziu.

    posted under |

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Comente aqui com respeito e dedicação.

    Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

    FAÇA SUA PESQUISA

    OBMEP 2013

    OBMEP 2013
    PROVAS 4 DE JUNHO, VISITE A PÁGINA.

    ENEM 2013

    ENEM 2013
    PARTICIPE! FAÇA SUA INSCRIÇÃO!