Laboratório Escolar de Informática - LEI
Projeto Bullying Não !
Professoras Armênia e Clara
Nessa atividade você deverá fazer uma pesquisa na internet e em seguida responder aos questionamentos abaixo. Responda no editor de texto e logo que terminar peça orientação das professoras para saber onde deve armazenar sua atividade.Dica: Use os linkes abaixo para obter uma pesquisa de qualidade.
Bom Trabalho !
- O que é Bullying ?
- Qual a tradução para o português da palavra Bullying ?
- Você já presenciou Bullying ? Descreva essa situação.
- O que podemos fazer para evitar e combater o Bullying
Sugestão de links para a pesquisa:
http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/tudo-bullying-433208.shtml
http://www.brasilescola.com/sociologia/bullying.htm
http://www.educacional.com.br/reportagens/bullying/
Bom trabalho!
http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/tudo-bullying-433208.shtml
http://www.brasilescola.com/sociologia/bullying.htm
http://www.educacional.com.br/reportagens/bullying/
Quando nos referimos ao tema violência nas escolas, logo vêm à nossa mente formas explícitas de violência: vandalismo, pichação, rixas e agressões contra professores e alunos. No entanto, esquecemos ou não temos conhecimento de que nossas escolas convivem com uma violência, muitas vezes, mais cruel e, quase sempre, ignorada pelos pais e pelos professores.
Estamos nos referindo ao fenômeno bullying, definido como um conjunto de atitudes agressivas, repetitivas e sem motivação aparente perpetradas por um aluno - ou grupo - contra outro, causando sofrimento e angústia; através do "isolamento intencional, dos apelidos inconvenientes, da amplificação dos defeitos estéticos, do amedrontamento, das gozações que magoam e constrangem, chegando à extorsão de bens pessoais, imposição física para obter vantagens, passando pelo racismo e pela homofobia, sendo 'culpa' dos alvos de agressões, geralmente, o simples fato de serem 'diferentes', fugirem de padrões comuns à turma - o gordinho, o calado, o mais estudioso, o mais pobre.
Todos os dias, alunos no mundo todo sofrem com um tipo de violência que vem mascarada na forma de "brincadeira". Estudos recentes revelam que esse comportamento pode acarretar sérias consequências ao desenvolvimento psíquico dos alunos, gerando desde queda da auto-estima até, em casos mais extremos, suicídio e outras tragédias.
Concluímos deixando uma alerta em relação a nossa preocupação sobre o fenômeno bullying, que vai mais além, pois precisamos tomar consciência da necessidade de colocar um ponto final em tantas formas de violência. É necessário que cada escola, cada educador, cada educadora e cada família reflita e apresente, através de ações concretas, mudanças contínuas e pacientes que possibilitem a educação para a libertação, isto é, que cada vítima encontre entendimento para seu sofrimento e que cada agressor se dê conta de sua transgressão, renovando, assim, a esperança de viver em uma sociedade justa e solidária.
(Texto extraído da Revista Construir Notícias de Zeneide Silva - Coordenação Editorial)
Colaboração da Professora Enedite.Bom trabalho!
0 comentários:
Postar um comentário
Comente aqui com respeito e dedicação.