Projeto Conte Comigo


Contação de Histórias
Justificativa:
A contação de histórias além de ser um recurso muito atrativo para as crianças, age como elemento de formação psicológica, importante no desenvolvimento de recursos interiores, do intelecto e das emoções das crianças, como afirma Regatieril (2008).
Ao observarmos a falta de hábito e de gosto pela leitura por parte dos alunos, optamos por desenvolver um projeto de Contação de Histórias, tendo como suporte a coleção "Baião de Letras". Acreditamos que se o professor gostar de ler e se apoiar numa metodologia apropriada, com certeza estará contribuindo para que o contato dos alunos com os livros seja mais prazeroso e agradável, capaz de distraí-los, levá-los a lugares distantes, onde através do imaginário e da fantasia, viverão situações, experiências e aventuras das mais variadas possívéis.
Sabemos que não é tarefa fácil para o educador estar sempre inovando, buscando trabalhar de forma criativa e dinâmica para que o aluno tenha sempre novidades. Porém observar técnicas e utilizar-se de recursos materiais e humanos é sempre imprescindível pra que se realize um trabalho de qualidade e se alcance bons resultados. Assim sendo, devemos nos empenhar ao máximo para que o contato dos alunos com os livros seja de prazer, uma relação agradável que estimule sua criatividade, enriquecendo sua imaginação e consequentemente contribuindo com sua formação como leitor para a vida toda.

Objetivo Geral:

Estudar, refletir e vivenciar atividades motivadoras para a formação em leitura por meio da contação de histórias, tendo como suporte a literatura infantil (Coleção Baião de Letras).



Objetivos Específicos:

  • Refletir sobre a necessidade de formar leitores para uma vida cidadã mais plena, tendo a contação de histórias como recurso;
  • Incentivar a contação de histórias como um valioso recurso pedagógico e de formação do ser humano;
  • Conscientizar os educadores quanto a importância do lúdico;
  • Promover o desenvolvimento da expressão corporal e oral através da prática da leitura e compreenção da história a ser contada;
  • Incentivar a criação de grupos (ensino médio) de contação de histórias na escola;
  • Associar a contação de histórias ao ensino dos conteúdos da área de Linguagens e Códigos;
  • Formar regentes de multimeios e alunos em contadores de histórias.
Metodologia:
  • Os regentes de multimeios receberão formação em contação de histórias e repassarão para os alunos interessados na arte de contar histórias. O projeto funcionará no contra turno e a formação será composta de módulos teóricos-práticos, com a realização de oficinas. Os alunos interessados deverão realizar a contação de histórias para alunos do ensino fundamental. Para isso adotarão uma turma do Ensino Fundamental da escola de sua preferência. Ao final da formação, esses alunos receberão certificado de Contador de Histórias. emitido pelo NUFOR/SEFOR/SEDUC (Núcleo de Formação de Pessoas/ Superintendência das escolas estaduais de Fortaleza/ Secretaria de educação do Estado do Ceará). Como suporte para contação de histórias, será utilizada a "Coleção Baião de letras", que envolve contos, poesias, crônicas, cordel e teatro;
  •  Os regentes de multimeios terão apoio dos professores da área de Linguagens e Códigos, que deverão abordar os diferentes gêneros textuais e desenvolver atividades que estimulem os alunos à produção e contação de histórias;
  • Os professores das outras áreas de ensino poderão assocair a contação de histórias ao ensino de determinados conteúdos. Para tanto, poderão contar com o apoio dos regentes de multimeios para seleção do material a ser explorado.
Temas a Serem Abordados:

  1. Por que contar histórias?
  2. O conto no contexto histórico;
  3. Funções do conto (social e política, educativa, terapêutica, iniciática);
  4. tipos de contos (literário e popular);
  5. Estudo da narrativa (estrutura da narrativa, explorando uma história, a música completa a narrativa);
  6. Gêneros textuais (conto, poesia, cordel, teatro, crônica);
  7. Que história contar?
  8. Passos para a contação de história;
  9. O contador de histórias (a preparação:local, público, finalidade; a duração da narrativa);
  10. Formas de apresentação das histórias (contação com livros, com gravuras, com desenhos etc);
  11. A formação do leitor.
Oficinas:

  1. Incentivo a leitura;
  2. Confecção de fantoches, dedoches, cenários, palco;
  3. Criação do Baú de Histórias;
  4. Apresentação das histórias.
Professora Enedite - Regente do Centro de Multimeios



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