GINCANA CULTURAL: O BRASIL NA DIÁSPORA AFRICANA

EEFM SÃO FRANCISCO DE ASSIS – BOM JARDIM
Rua Nereide, 320 – Bom Jardim

GINCANA CULTURAL:
O BRASIL NA DIÁSPORA AFRICANA

REGULAMENTO

1. Objetivo: O objetivo da Gincana Cultural “O Brasil na diáspora africana” é unir e integrar todo o corpo discente e docente da escola, visando desenvolver a consciência cidadã sobre as questões que envolvem a população negra brasileira a fim de superar preconceitos e discriminações de cunho racial na escola e na sociedade brasileira como um todo.

2. Disciplina: A Gincana será regida e deverá ter todo o seu desenvolvimento obedecendo a disciplina que o ambiente escolar requer. Todas as atividades deverão ser supervisionadas por um professor. Os casos de indisciplina, desrespeito, prejuízos materiais, etc, implicarão na punição da equipe, primeiramente com a perda de pontos e em casos de reincidências, até com a exclusão da participação na Gincana.

3. Articulação: A Gincana será articulada em 4 equipes concorrentes nos turnos da Manhã e Tarde, distribuídas conforme quadro abaixo:





4. Professores-Coordenadores: Serão designados 3 professores no turno da manha e XX professores no turno da tarde para a coordenação dos trabalhos de cada equipe, sendo ainda auxiliadas por todo o corpo docente da escola, regente e apoio do multimeios, coordenadores e núcleo gestor.

5. Tarefas: A Gincana terá seu desenvolvimento em 8 tarefas expostas no item 12 deste Regulamento, entregue aos professores e que deverão ser apresentadas exclusivamente por alunos da escola na ordem de apresentação discriminada e julgadas pelos principais critérios estabelecidos:

5.1. As tarefas não apresentadas no momento designado poderão ser apresentadas ao final, desde que comunicada antecipadamente e sofrerão penalidade (perda de pontos) conforme decisão do Júri.

5.2. As tarefas não apresentadas receberão nota Zero.

5.3. As tarefas serão classificadas em Tarefas Diretas, que terão sua pontuação estabelecida imediatamente após sua apresentação a fim de refletir a emoção transmitida pela apresentação; e Tarefas Indiretas, que serão pontuadas somente após a apresentação de todas as equipes, pois demandam tempo para exame e comparação.

6. Pontuação: As Notas serão atribuídas numa escala crescente de 6 a 10, por um Júri composto de 3 membros entre pessoas da comunidade escolar e convidado (a).


7. Reclamações: Nenhuma equipe poderá reclamar ou reivindicar direitos diretamente aos jurados, sob pena de punição com a perda de pontos. Aqueles que se sentirem prejudicados deverá apresentar reclamação unicamente a Comissão Organizadora para deliberação e julgamento. Somente a Comissão Julgadora poderá encaminha sugestões ao Júri que decidirá sobre possíveis equívocos.

8. Premiação: A Premiação da Equipe campeã da Gincana será uma excursão a Redenção, primeira cidade a abolir a escravidão no Brasil e sede da Universidade Federal da Integração Luso-afro-brasileira (UNILAB). Também será permitido aos professores coordenadores das Equipes participantes atribuir pontos de participação aos alunos engajados em suas respectivas disciplinas como Nota Parcial do 4º bimestre.

9. Comissão Organizadora: A Comissão Organizadora da Gincana será composta por:
- Chrisnamurt da Silva Mourão (Diretor)
- Veridiana Barbosa Jamacaru (Coord. Pedagógica)
- Antonio Vilamarque Carnaúba (Coord. Escolar)
- Maria Enedite Madeira do Nascimento (Regente de Multimeios)
- Clara Feijó de Oliveira (LEI)

10. Programação do dia: No dia da apresentação das Equipes a programação a seguir deverá contar com a participação de todas as equipes:
- Abertura pela Direção da Escola
- Execução do Hino Nacional e do Ceará
- Apresentação da Gincana e das Equipes
- Apresentação das Equipes
- Declaração da Equipe Campeã

11. Penalidades: As Penalidades aplicáveis serão as seguintes:
- Indisciplina (1ª chamada) – menos 5 pontos do total final.
- Indisciplina (2ª chamada) – menos 20 pontos do total final.
- Indisciplina (3ª chamada) – exclusão da equipe na Gincana.
- Atraso na apresentação – menos 5 pontos do total final.
- Realização parcial da tarefa: - a critério do Júri diminuir ou não a pontuação, não excedendo a 5 pontos.
- Não realização de tarefa – A equipe não pontua (Zero).
- Participação de pessoas alheias a equipe, a escola ou de professores nas apresentações – 5 pontos do total final.
- Equipe que prejudicar a apresentação das demais equipes – 5 pontos do total final

12. Tarefas:

a) TAREFA INDIRETA: Defender no dia da apresentação um Grito de Guerra que identifique a cor e o nome da equipe;
Seqüência de apresentação: 1. Amarelo – 2. Vermelho – 3. Verde – 4. Preto
Critérios principais de julgamento: Criatividade, Adequação e Apresentação.

b) TAREFA DIRETA: Criar e apresentar uma Paródia que aborde o tema da Gincana “O Brasil na diáspora africana” utilizando qualquer tipo de acompanhamento musical (playback, instrumentos, etc.). A equipe deverá entregar aos jurados cópia da letra original da musica e da paródia.
Seqüência de apresentação: 1. Vermelho – 2. Verde – 3. Preto – 4. Amarelo
Critérios principais de julgamento: Criatividade, Escolha da música e Apresentação.

c) TAREFA DIRETA: Elaborar e apresentar uma Poesia ou Texto-denúncia sobre a realidade do negro brasileiro. O texto deverá ser lido e interpretado e será julgado pelo conteúdo, pelo estilo e norma culta da língua portuguesa.
Seqüência de apresentação: 1. Verde – 2. Preto – 3. Amarelo – 4. Vermelho
Critérios principais de julgamento: Emoção, Apresentação e Correção.

d) TAREFA INDIRETA: Apresentar casal de alunos desfilando Trajes típicos africanos ou casal que represente o melhor da Beleza negra brasileira, devidamente estilizados.
Seqüência de apresentação: 1. Preto – 2. Amarelo – 3. Vermelho – 4. Verde
Critérios principais de julgamento: Composição Visual e Apresentação.

e) TAREFA INDIRETA: Confeccionar para apresentação e exposição na escola um Mural com estética afrobrasileira retratando 5 personalidades negras brasileira com imagens e textos, dando destaque central para a personalidade que dá nome a equipe.
Seqüência de apresentação: 1. Amarelo – 2. Vermelho – 3. Verde – 4. Preto
Critérios principais de julgamento: Composição Visual e Informações.

f) TAREFA DIRETA: Apresentar Dança de origem negra ou Coreografia relacionada ao tema da Gincana “O Brasil na diáspora africana”.
Seqüência de apresentação: 1. Vermelho – 2. Verde – 3. Preto – 4. Amarelo
Critérios principais de julgamento: Apresentação, Criatividade e Beleza.

g) TAREFA DIRETA: Criar e apresentar um Vídeo (slides ou curta-metragem) de no máximo 3 minutos com o tema da Gincana “O Brasil na diáspora africana”.
Seqüência de apresentação: 1. Verde – 2. Preto – 3. Amarelo – 4. Vermelho
Critérios principais de julgamento: Pertinência ao tema, Criatividade e Qualidade.

h) TAREFA INDIRETA: Apresentar a maior Arrecadação de Medicamentos para manutenção da Farmácia Escolar que beneficia alunos e professores. Será elaborado uma lista com medicamentos, quantidades e pontuação.
Seqüência de apresentação: 1. Preto – 2. Amarelo – 3. Vermelho – 4. Verde
Critério principal de julgamento: Quantidade arrecadada.






















  

















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1 comentários:

RENATA TORRES disse...

nos gostamos da organização de vcs. renata e luana Pacajá-Pará

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