Dia da Consciência Negra




No Brasil comemoramos o Dia da Consciência Negra hoje dia 19 de novembro.
A data foi escolhida por que nesse mesmo dia, em 1695, morria Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra em uma época em que a escravidão negra dominava o país.

Não se sabe muito sobre a história de Zumbi, pois os muitos dos registros a respeito dele foram feitos por portugueses que colonizaram o Brasil e podem ter sido distorcidos. Os africanos chegaram ao Brasil para trabalhar como escravos a partir da metade do século 16.
Se você deseja saber um pouco mais sobre Zumbi dos Palmares acesse os links 1 e 2  no final da pastagem onde você encontrará alguns resumos que falam mais sobre a vida desses guerreiro.
A influência cultural dos negros no Brasil também é motivo de discussões nessa data. Um exemplo desse sincretismo é a Bahia, onde são usadas cerca de 5 mil palavras de origem africana.

Homenagem que virou LEI e a Cultura Negra nas Escolas

A celebração vem desde 1971, por iniciativa de ativistas do grupo Palmares, no Rio Grande do Sul. Sete anos depois, o movimento negro brasileiro passou a celebrar a data nacionalmente. Por fim, em 2003, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei 10.639 e incluiu o Dia da Consciência Negra no calendário escolar. Os municípios são livres para escolher se o transformam em feriado (ou ponto facultativo).
Até então, a única data que propunha uma reflexão a respeito da condição do negro na sociedade era o dia da Abolição da Escravatura, 13 de maio, que é criticado por representar o que na época foi um interesse da população branca, e não um reconhecimento de injustiças com os negros.
A lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Nas escolas as aulas sobre os temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, propiciarão o resgate das contribuições dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.


......................................................................................................................................................................

Não Existem Raças Humanas


Os cientistas são unânimes em apontar que não existem raças humanas. Falar em raça "branca" e "negra" é tão absurdo quanto achar que uma pessoa de orelha grande é mais inteligente do que uma de orelha pequena.
A herança genética
A cor dos olhos e da pele, o forrmato do rosto, o tamanho do pé, tudo isso é determinado pelos nossos genes. Os genes são estruturas químicas (porções de uma molécula chamada ADN) que estão no interior das células do organismo. O indivíduo é o resultado da mistura dos genes da mãe com os do pai. Somos parecidos com nossos pais e nossós avós porque herdamos os genes deles.
Cada espécie de animal ou de planta possui um conjunto próprio de genes. São os genes que tornam o tamanduá diferente de um pé de couve. São os genes que fazem os humanos terem nariz em vez de focinho de girafa.

Nem tudo é genético
 
Nosso corpo não é determinado apenas pelos genes. O tipo de vida que levamos também in¬fluencia. Por exemplo, a altura depende dos genes. Mas, se a pessoa não se alimentar direito e não praticar atividades físicas, poderá não crescer muito. Outro exemplo: ninguém nasce sabendo ler e escrever. Os genes não determinam quem será alfabetizado ou não. Os genes também não definem quem completará um curso na universidade e quem será obrigado a abandonar os estudos para trabalhar.
Portanto, nós não nascemos prontos. Cada um de nós é um ser em construção. Nós somos construídos pela sociedade (as informações que recebemos, o nosso trabalho, nossas experiências de vida) e pelas escolhas que fazemos (o que projetamos fazer, o que recusamos).
A idéia anticientífíca de raças humanas
As diferenças de cor da pele entre as pessoas são determinadas pelos genes. Entretanto, preste bastante atenção: não é verdade que a inteligência ou a capacidade para o trabalho "dependem da raça". Nada mais falso do que a idéia de que "os brancos raciocinam melhor do que negros" ou que "os negros são melhores do que os brancos no atletismo e na dança". Sabe por quê? Porque os cientistas já jogaram na lata de lixo a idéia de que existem raças humanas. Isso mesmo que você leu: os cientistas já provaram que não existem raças humanas! O motivo para isso é simples. Afinal, o que faz alguém ser "branco" ou "negro" é pouco mais de meia dúzia de genes. E o ser humano possui perto de 100 mil genes! Como é que alguém racional pode achar que uma dezena vale mais do que milhares e milhares de dezenas? Absurdo!
O cérebro é a sede da inteligência. Os cientistas mostram que a inteligência tem a ver com os genes e com a vida que o indivíduo leva. Acontece que os genes que determinam a cor da pele de uma pessoa não têm nada a ver com os genes que determinam a formação do cérebro. Em outras palavras, não existe "cérebro de negro" ou "cérebro de branco"! Do mesmo jeito que não há "sangue de branco" e "sangue de negro", e por aí vai.
Raciocine um pouco. A cor dos olhos é definida por meia dúzia de genes. O tamanho do nariz e a cor da pele também. Ora, você acha que as pessoas de olhos azuis são mais fortes do que as de olhos verdes? Ou que as pessoas de orelha grande são mais inteligentes do que as pessoas de orelha pequena? Claro que não! Seria ridículo se alguém falasse na "raça dos orelhões" e na "raça dos orelhinhas", não é mesmo? Pelo mesmo raciocínio, é ridículo achar que a cor da pele de uma pessoa, o tipo de cabelo ou de nariz determinam a inteligência, a capacidade de trabalhar, de fazer arte ou praticar esportes de um povo ou de um indivíduo. Portanto, não existe raça branca nem negra. O fato de alguém ser branco ou negro tem tanto a ver com a capacidade mental ou física dessa pessoa quanto o fato de ela ter pés grandes ou pequenos.

Racismo é crime


As pessoas preconceituosas acreditam numa idéia sem jamais verificar se essa idéia é verdadeira ou falsa. Aceitam passivamen
te tudo o que é dito para elas. Não questionam, não buscam novas informações. São uma espécie de cordeirinhos mentais, sem¬pre mansos, sempre obedientes, sempre contentes com a própria ignorância e irracionalidade.

O racismo é um tipo de preconceito. Exemplos de atitudes racistas: a loja que trata mal os clientes negros, os delinqüentes que botam fogo num índio, o político que alerta sobre "o perigo que os judeus representam para o país", os filmes que sempre mostram os árabes como terroristas e os lati¬no-americanos como traficantes de drogas.

A Constituição brasileira é bem clara a esse respeito: discriminação racial constitui crime inafiançável.
Por isso, amigo leitor, se você presenciar um caso de discriminação racial, reaja contra essa injustiça. Primeiro, tente dialogar, mostrar que a pessoa não pode discriminar, que essa atitude contraria a ciência (não existem raças humanas) e os direitos do cidadão (a Constituição assegura os mesmos direitos a todos). Caso o indivíduo insista na discriminação racial, chame a polícia e denuncie. Racismo é crime, e lugar de criminoso é na penitenciária!

Fonte: Retirado do livro didático Mario Schmidt, Nova História Crítica - 6ª série, SP.,999. Editora Nova Geração, páginas 206 e 207.
.....................................................................................................................................................................

Alguns Negros que se destacaram TV


Exemplo de sucesso profissional, Glória Maria lembra que, quando começou na TV, a situação era ainda pior.





O ator Milton Gonçalves
Militante do movimento negro


Chris Rock e sua luta pelo preconceito



Sabe aquela máxima que fala assim “ só se é feliz de verdade quem consegue rir dos problemas e de si mesmo” , pois é , o ator americano Chris Rock não só riu dos seus problemas, mas também faz todo mundo rir até hoje de uma forma irreverente e crítica. O célebre ator e comediante de televisão produziu e narrou um seriado que é exibido aqui no Brasil na Rede Record . Nesse seriado Rock deixa bem claro o preconceito imposto pela sociedade americana na época e que ele vivenciou na prática. O seriado mostra histórias dele e de sua família , vivências engraçadas e desventuras de sua adolescência durante a década de 1980, a começar pela luta que teve de travar para encontrar seu espaço num colégio freqüentado por brancos, a duas horas de sua casa. Como o mais velho de três irmãos no bairro de Bed-Stuy, no distrito do Brooklyn, na cidade de Nova York, também precisou manter os mais novos na linha e superar os testes de sua escola, quanto ao preconceito e as dificuldades da época.
“Chris venceu? “ perguntou um repórter a Chrís Rocker, que respondeu que cada dia é uma vitória, mas acima de tudo uma luta.




Se você ainda não assistiu TODO MUNDO ODEIA O CHRÍS, não sabe o que está perdendo. É um seriado emocionante, divertido e acima de tudo decente coisa que vem faltando na programação da nossa TV. Vale a pena conferir.





Os negros também são bons líderes

 
Martin Luther King




 

 Nelson Mandela






Malcolm X

Isso é só uma breve esplanação sobre negros  na sociedade, mas você aprenderá mais sobre a África, sobre como vivem os negros pelo mundo, sobre o preconceito que os mesmo sofreram e sofre... em fim, junte a sua equipe e mãos a obra pois o nosso projeto já está só começando.


Veel vrede en 'n goeie werk vir almal !


posted under |

7 comentários:

Anônimo disse...

O Chris Rock lutou contra o preconceito Racial por ser pobre e por morar em um bairro de classe baixa ele esta descrevendo atravez de um seriado na Tv "Todo Mundo odeia o chris" mas hoje ele olha para trás e rir do seu passado.
Lucas Da Silva Rodrigues,
Série: 8ºc
Turno: Manhã

Anônimo disse...

Legal,que bom que a escola tem varios projetos bons para comunidade toda e os alunos ... gostei muito mesmo de verdade. os passeios são demais.Os professores são legais.
Nome: Michel Reginaldo ferreira
serie:8º ano C
turno: Manhã

Anônimo disse...

Eu gostei principalmente do assunto consciência negra porque tem muita gente racista eu prefiria ser moreno do que branco isso tem que parar esse racismo porque pode da ate cadeia temos que para com o racismo.

Jonas
8º ano D
MANHÃ

Anônimo disse...

esse comentário e sobre o preconceito da pessoa morena se você aindanão assistiu todo mundo odeia o chris
Lucas
8° A
manha

Anônimo disse...

esse comentário sobre o preconceito da cor morena sou um moreno e acho isso muito errado os negros também são bons lideres.o chris rock é um que luta contra o preconceito,Nelson Mandela,mais que eles nunca desista por que vários negros se destacaram na TV.

Breno silva cavalcante 8 ano A

JESSYCA LIMA -8 ANO C -TARDE disse...

Preconceito,e crime e eu acho q as pessoas deveriam pensar duas vezes antes de cometer o preconceito,pq nos todos somos iguais,na bíblia diz que quando Deus criou o ser humano:"ele disse criarei homem e mulher a imagem de Deus sua semelhança.Então pra que preconceito? Existe um ditado q diz assim:Equi se faz aqui se paga.Se vc comete preconceito la na frente vc paga. JÉSSYCA LIMA-8 ANO C-TARDE

Unknown disse...

Saudades de todos os professores, só uma pequena observação para Janduy e Alex!!! Preciso assistir aulas de física pra lembrar algumas coisas e tirar dúvidas.. please! rs :D, abrçs à todos.

Postar um comentário

Comente aqui com respeito e dedicação.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

FAÇA SUA PESQUISA

OBMEP 2013

OBMEP 2013
PROVAS 4 DE JUNHO, VISITE A PÁGINA.

ENEM 2013

ENEM 2013
PARTICIPE! FAÇA SUA INSCRIÇÃO!