Projeto Hortelã Para Todos
É um Projeto de Iniciação Científica que leva o aluno ao conhecimento das utilidades de algumas hortaliças, sendo que, o presente projeto, leva-o também a uma conscientização quanto ao uso do meio ambiente e do próprio cuidado que se deve ter com a natureza.Os próprios alunos buscarão as informações precisas sobre cada hortaliça que será cultivada, passando todas as informações para os familiares e parentes, tornando-se um multiplicador e ajudante na preservação da natureza.
É preciso antes de mais nada levar esse aluno a conhecer os desgastes da natureza pela ação do homem e que esse mesmo prejuízo pode ser invertido quando se tem o conhecimento básico do que é necessário para um relacionamento recíproco do homem com a natureza.
O projeto na escola, inicia-se com a implantação de uma horta em um espaço antes sem utilização que contará com 10 valas de 1,0m x 3,0m para o plantio de 10 hortaliças diferentes de uso da comunidade.
Para chegarmos a estas hortaliças foi necessária a realização de uma pesquisa em campo que foi feita na comunidade em que está inserida nossa escola. (segue em anexo a folha da pesquisa realizada e os dados coletados através de um gráfico)
O nome do projeto surgiu da falta de conhecimento da população em relação às hortaliças, o qual pretendemos nos aprofundar e repassar todas as vantagens de plantar esses vegetais.
As hortaliças, principalmente a hortelã, são dotadas de propriedades antiespasmóticas, carminativas, estomáquicas, tônicas e estimulantes relativamente notáveis. Por favorecerem a expectoração, indicam-se contra os catarasmos, as tosses rebeldes e a asma. Aliviam as cólicas de origem nervosa, bem como as dores de cabeça e reumáticas. Combatem os vermes intestinais das crianças.
Estamos desenvolvendo no laboratório de ciências um gel a base de hortelã que denominamos de hortelã fresh. Este gel tem ação antiespasmos musculares e pode ser aplicado no local da dor. (modo de preparo: um pacote pequeno de gelatina sem cor e sabor dissolvido em uma xícara de água fria, depois aquecida. Extrai-se o sumo da hortelã masserando-se e após acrescenta-se na gelatina. Deixar por 5 minutos na fervura e resfria em banho maria com gelo. o gel estará pronto para o uso quando estiver com consistência).
Este projeto partiu de uma necessidade de conhecimentos pela comunidade de um modo geral a parti de uma pesquisa de campo feita pelos alunos monitores do laboratório de ciências.
A escola conta com um espaço não utilizado para fins pedagógicos, o que se tornou um espaço ideal para a implantação da horta.
esta horta vai propiciar a comunidade local (alunos, professores, pais e moradores em geral) uma farmácia viva onde tirarão conhecimentos e saúde. pois a horta servirá de sala de aula, onde poderá ser explorado em diversas áreas do conhecimento e retirar de lá plantas para chás, géis e outros benefícios.
Este projeto será acompanhado diretamente pelos alunos monitores do laboratório que cultivarão as hortaliças e repassarão os conhecimentos para os outros alunos, através de visitações a horta ou através de palestra. fazendo a inclusão desses alunos no processo de investigação e pesquisa científica.
O Projeto Hortelã Para Todos desenvolvido pela nossa escola objetiva divulgar junto a população os benefícios trazidos por essa erva medicinal. Assim, estamos desenvolvendo no Laboratório de Ciências um gel a base de hortelã que denominamos de Hortelã Fresh .Este gel tem ação antiespasmos musculares e pode ser aplicado no local da dor. Sua escola tem desenvolvido algum projeto que beneficia diretamente a comunidade local ?
Postado por Veridiana Barbosa
Coordenadora Escolar
0 comentários:
Postar um comentário
Comente aqui com respeito e dedicação.